Como a leitura pode transformar vidas

Você já parou para pensar, que tarefas simples, do dia a dia, como ler uma placa de trânsito ou até pegar um ônibus podem se tornar muito complexas para quem não sabe ler?

Continue lendo o artigo que eu vou te contar como a leitura pode transformar vidas!

 

O cenário brasileiro

De 2015 a 2019, o país perdeu cerca de 4,6 milhões de leitores, e boa parte deles nas faixas etárias de 14 a 17 anos e de 18 a 24, chegando a oito pontos percentuais de diferença. Esses dados são resultados da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, realizada pelo Instituto Pró Livro em parceria com o Itaú Cultural.

O(a) professor(a) e as mães são apontados como os principais influenciadores(as) do gosto pela leitura (15%), seguidos pelos pais (6%). Falando especificamente do gênero literatura, o(a) professor(a) desponta como maior responsável por incentivar o interesse dos alunos (52%), à frente de filmes baseados em livros (48%) e a indicação de amigos (41%).

Entre as dificuldades mais relatadas pelos entrevistados, a mais citada foi a falta de habilidade com a leitura, ou seja, muitos gostariam de ler, porém não sabem como fazê-lo, 4% disseram não saber ler, 19% leem muito devagar, 13% não têm a concentração necessária e 9% não conseguem compreender os textos.

 

Leitura e prática

A leitura não é apenas decifrar códigos, mas sim, criar um hábito de leitura. Seja por prazer, seja para estudar ou para se informar, a prática da leitura aprimora o vocabulário e dinamiza o raciocínio e a interpretação. Assim, quando mais uma pessoa lê, melhor ela consegue enxergar o mundo em que vive e aprender a se reconhecer nele.

 

Ponto de partida

Mesmo para os mais atarefados, é importante reservar uma hora para ler algumas páginas. Com o tempo, o ritmo de leitura pode aumentar e você já pode ser ver devorando 50 páginas por dia. Além de favorecer o aprendizado de conteúdos específicos e aprimora a escrita. Ajuda na formulação e organização de uma linha de pensamento. Além de ser uma ótima aliada na hora de elaborar uma redação.

E sabe aquelas conversas informais do dia a dia? Ler também é importante para elas. Hoje, não basta só estudar, saber começar uma conversa e demonstrar suas principais qualidades são primordiais em qualquer área da vida, principalmente, a profissional.

 

Nós estamos aqui para isso

Nós do Instituto Alicerce queremos dar oportunidades para todos aprenderem. Para alcançar esse objetivo, personalizamos o processo de ensino e aprendizagem, e adotamos uma metodologia que visa desenvolver o estudante de maneira integral.

Essa metodologia se sustenta em três pilares:

1º Pilar: Trilhas de conhecimento, que ensinam escrita, leitura, matemática e inglês.

2º Pilar: Habilidades para a vida, que expande competências emocionais e sociais necessárias para o desenvolvimento pessoal, interpessoal e social.

3º Pilar: Descoberta, que promove a expansão do repertótio cultural.

Esses 3 pilares se tornam ainda mais efetivos por serem trabalhados de forma contínua e integrada à construção de um Projeto de Vida.

Acesse nosso site e saiba mais!

 

Assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo

Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo a utilização das minhas informações pelo Alicerce.