Conheça o Empreendedorismo Social

Provavelmente você já ouviu falar em empreendedorismo, não é mesmo? Mas, será que você conhece o empreendedorismo social? De forma simples, ser um empreendedor social significa estar à frente de uma iniciativa que agregue valor social e, de alguma forma, traga impactos positivos para a sociedade. 

 

Para saber um pouco mais de como funciona esse conceito na prática, fica neste artigo até o final!

 

Como funciona na prática

 

Diferente do empreendedor “comum” que tem um negócio para gerar lucro ao atender uma demanda do mercado, o empreendedor social visa gerar impacto, ou seja, ele trabalha para atender uma necessidade social.

 

Na prática, o modelo de atuação é o mesmo do que qualquer outra forma de empreender, o que realmente o diferencia, é o foco na resolução de problemas sociais. 

 

 

Como surgiu o termo Empreendedorismo Social

 

O termo “empreendedor social” já existe há algum tempo. Entretanto, foi somente no começo da década de 1980 que ele se popularizou, através de Bill Drayton, fundador da Ashoka, uma organização internacional sem fins lucrativos, que foi fundada na Índia. 

 

Foi a partir dessa instituição que o empreendedorismo social se fortaleceu e passou a ser visto como um movimento massivo e transformador. 

 

Empreendedorismo Social no Brasil

 

Em 1986, a Ashoka Empreendedorismo Social chegou ao Brasil, fazendo com que os negócios de impacto começassem a surgir no país pelas mais diversas causas. 

 

Atualmente, existem iniciativas voltadas para educação, meio ambiente, combate à pobreza, saúde, inclusão social e muitas outras. 

 

Qual a diferença de ONGs

 

Apesar dessas iniciativas se assemelharem ao trabalho realizado pelas organizações do terceiro setor, elas possuem suas diferenças. 

 

O empreendedorismo social, por exemplo, não depende somente de doações para sobreviver. Como qualquer outra empresa, suas receitas vêm de produtos e serviços oferecidos.

 

Como você pode ajudar

 

É importante lembrar que você não precisa criar um grande projeto para trazer impactos positivos à sociedade. Através de atitudes simples, você pode colaborar com a transformação de muitas realidades.

 

Escolher uma Empresa Social para adquirir produtos ou serviços ou, ainda, uma ONG para contribuir financeiramente é uma ótima maneira de impactar positivamente a sociedade.

 

 

Conheça o Instituto Alicerce

 

O Instituto Alicerce é uma organização sem fins lucrativos que viabiliza recursos para levar educação de qualidade para muitas crianças, jovens e adultos do Brasil. Conheça o nosso trabalho e doe. 

Assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo

Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo a utilização das minhas informações pelo Alicerce.