Descubra como uma ONG pode impactar na economia mundial

Segundo o Ipea, cerca de 800 mil Organizações da Sociedade Civil (OSCs) compõem o Terceiro Setor, gerando empregos em diversas áreas, como educação, saúde e meio ambiente

 

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, as atividades vinculadas ao terceiro setor não estão associadas somente a caridade e a filantropia. Na realidade, esse setor gera muitos outros impactos para a sociedade, inclusive na economia mundial

 

Se você quer entender um pouco mais de como isso funciona na prática, fica neste artigo, porque esse será o tema abordado hoje.

 

Um breve histórico

 

Apesar da expressão “terceiro setor” ter ganhado forças em meados da década de 1990, esse tipo de organização existe no Brasil desde o século XV, embora de modo informal. Na época, a Igreja Católica estava ligada a várias instituições que prestavam assistência social de forma voluntária no âmbito da saúde e da educação, dando origem às Santas Casas.

 

 

Já no século XX, junto ao Estado Novo, surgiu uma  forte necessidade de modernização para que essas instituições continuassem atendendo à população. Pensando nisso, em 1938, o Conselho Nacional de Serviço Social foi criado, a fim de cooperar com os problemas de assistência e serviço social.

 

Avançando alguns anos, na década de 1980, temos o fim da ditadura militar e o retorno da democracia. Neste momento, o Estado optou pela diminuição da intervenção estatal dentro do âmbito social, tornando o terceiro setor responsável por uma parte significativa das demandas sociais do país.

 

Terceiro setor nos dias de hoje

 

Atualmente, o terceiro setor possui grande relevância devido às suas atuações nos mais diversos segmentos da economia. Existem instituições filantrópicas, por exemplo, voltadas à prestação de serviços nas áreas de saúde, educação, bem-estar social, além daquelas que se dedicam às minorias sociais não privilegiadas, como mulheres, negros, comunidade LGBTQIA+, e ainda aquelas dedicadas à proteção do meio ambiente. As causas são tantas quanto as situações que a sociedade tem que lidar, enquanto coletivo, para promover um mundo melhor. 

 

Terceiro setor e empregabilidade

 

Diante deste amplo leque de atuações das Organizações do Terceiro setor, surge um alto volume de empregos gerados e muitas oportunidades dentro desse mercado de trabalho.  

 

[pensei em fazer um infográfico com as informações abaixo]

 

  • De acordo com um levantamento feito pela Universidade Johns Hopkins nos Estados Unidos, o  terceiro setor é a oitava maior economia do mundo, movimentando mais de US$ 1 trilhão de por ano, cerca de 8% do PIB do planeta;
  • Segundo dados do IBGE, o terceiro setor representa 1,4% do Produto Interno Bruto (PIB) no Brasil;
  • De acordo com o Mapa das Organizações da Sociedade Civil, em 2017 mais de 2 milhões de pessoas estavam empregadas nesta área.

 

Assim, fica claro que a importância do terceiro setor vai muito além do que apenas promover o bem-estar da sociedade, já que estamos falando de uma área que emprega anualmente cerca de 2 milhões de brasileiros e, ainda, movimenta 1,4% do PIB do país. 

 

E, se você quer saber mais como isso acontece na prática, te convidamos para conhecer mais sobre o Instituto Alicerce: um projeto social que quer garantir oportunidades de sucesso a muitas crianças, jovens e adultos através da educação. 

 

Confira o vídeo abaixo e veja como o Instituto já está transformando a vida de muitas famílias.

 

Assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo

Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo a utilização das minhas informações pelo Alicerce.