O que é o Projeto de Vida?

O Projeto de Vida é um componente curricular do Novo Ensino Médio, previsto pelo Plano Nacional de Educação (PNE), e tem como objetivo alinhar as escolas às necessidades dos alunos.

O que é Projeto de Vida?

Com o Novo Ensino Médio, o Projeto de Vida passa a fazer parte do componente curricular. Onde os estudantes terão apoio pedagógico para descobrirem seus objetivos pessoais e profissionais, criando uma ponte entre quem “ele  é” e quem “ele quer ser”.  Dessa forma a escola trabalha não apenas a vida acadêmica de seus estudantes (hard skills), como também incentiva o desenvolvimento de habilidades socioemocionais (soft skills) que os ajudarão a se preparar para o futuro.

Os três pilares a serem trabalhados no projeto de vida são:

  • Pessoal: trabalha a autodescoberta do aluno, sua identidade e valores
  • Social: trabalha as relações interpessoais do estudante
  • Profissional: trabalha um direcionamento do aluno em relação ao futuro profissional

O artigo 3º do parágrafo 7º da lei nº 13.425/2017, fala sobre “os currículos de Ensino Médio deverão considerar a formação integral do aluno, de maneira a adotar um trabalho voltado para construção de seu Projeto de Vida e para sua formação nos aspectos físicos, cognitivos e socioemocionais”.  

 

Como trabalhamos o Projeto de Vida no Instituto Alicerce?

Queremos dar oportunidade para todos aprenderem. E, para alcançar esse objetivo, personalizamos o processo de ensino e aprendizagem, e adotamos uma metodologia que visa desenvolver o estudante de maneira integral.

O Projeto de Vida compõe a jornada educacional realizada pelo estudante até o momento da Rota Profissional e pode ser considerada como uma bússola que aponta o caminho para onde caminhar. Para torná-lo íntegro durante a jornada educacional do aluno, nós do Instituto Alicerce implantamos a Semana de Acampamento.

 

 

A Semana de Acampamento é um ritual que tem como objetivo proporcionar ao estudante um período de atividades focadas em metacognição, reflexão e preparação para um novo ciclo de aprendizagem, período onde o aluno pode realizar uma autoavaliação do seu desempenho e das suas metas.

 

Sobre o Instituto Alicerce

Somos uma organização sem fins lucrativos fundada em 2019 que tem como objetivo reduzir as desigualdades educacionais. Desenvolvemos parcerias com as Secretarias de Educação de Estados e Municípios, para promover o atendimento de alunos do Ensino Fundamental I, II e Ensino Médio. Com isso, professores, escolas e toda a rede de ensino podem trabalhar com grupos de alunos mais homogêneos e menos defasados, melhorando assim a vida de todos e proporcionando melhores oportunidades de vida. Trabalhamos de forma presencial no contraturno escolar, resgatando e acelerando a aprendizagem dos alunos das redes públicas de ensino do país. Somando mais de 15 mil estudantes impactados pelo nosso programa.

Saiba mais sobre o nosso trabalho clicando aqui!

Assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo

Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo a utilização das minhas informações pelo Alicerce.